Logon

Onde são feitas as minhas roupas?

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​A C&A Brasil possui sua rede de fornecimento espalhada por diversas regiões do mundo. Dividimos esses produtos em três categorias: Vestuário, Calçados e Complementos​​.




​​Vestuário
​​A categoria de vestuário abrange produtos confeccionados com malha e tecido plano, além de peças em jeans. Os tipos de tecido são definidos de acordo com sua a trama e composição. Malha é predominantemente feita de algodão e dela são produzidas camisetas, peças de moletom, e camisas polo, entre outros. Exemplos de tecido plano são cetim, sarja, oxford, com os quais se fazem camisas, calças e vestidos, por exemplo. Vestuário também inclui roupas de banho como maiôs, sungas e biquínis. 
​​Esses produtos são feitos em sua maioria ​nas Regiões Sul e Sudeste. Santa Catarina abriga a maioria das unidades produtivas que fabricam roupas em malha, seguido por São Paulo. Os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná também contam com algumas unidades. Camisas, por exemplo, também são adquiridas em unidades de produção no Paraguai e no Peru. Essa categoria emprega mais de 17 mil pessoas, sendo que aproximadamente 70% dessa força de traba​lho é composta por mulheres. ​​


Calçados
Em c​alçados oferecemos sapatos, tênis e sandálias. No Brasil existem grandes polos calçadistas:​ No Rio Grande do Sul; em Birigui e Franca, no interior de São Paulo; e Minas Gerais. É dessas regiões que a C&A compra os calçados que disponibiliza nas​ lojas e no e-commerce.
Calçados femininos, por exemplo, vem do Rio Grande do Sul. Os infantis e masculinos vem de Birigui e Franca, respectivamente. Tênis esportivos são adquiridos na cidade de Nova Serrana, em Minas Gerais. Também contamos com fornecedores na região Nordeste no Ceará, Bahia, Paraíba e Pernambuco. 
Mais de 42 mil trabalhadores atuam na produção desses itens, sendo aproximadamente 60% homens e 40% mulheres.​



Complementos
​Dentro de complementos temos itens como lingerie (calcinhas e sutiãs, por exemplo), cuecas, meias, bonés,​ bolsas, cintos, bijuterias, óculos e itens de papelaria, como cadernos ​e agendas. Adquirimos esses produtos de fornecedores localizados principalmente ​nos Estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Ceará. Mais de 13 mil empregos são gerados para produzir esses itens​ e a força de trabalho se constitui de cerca de 70% mulheres e 30% homens.



Lista de unidades produtivas de nossos fornecedores

​​Aumentando continuamente a transparência em nossa rede de fornecimento​

Nossas relações com nossos fornecedores foram desenvolvidas ao longo de muitos anos. Com base na confiança desenvolvida ao longo deste tempo, eles devem entregar produtos da mais alta qualidade, feitos de acordo com nossos padrões ambientais e trabalhistas. Também enfatizamos a transparência, que por sua vez leva à prestação de contas. Para isso, monitoramos as condições de direitos humanos em nossa cadeia de fornecimento para garantir que nossos padrões sejam mantidos e aprimorados continuamente. De acordo com nosso compromisso de Transparência, a C&A divulga a localização de todas as fábricas de nível 1 de nossos fornecedores, unidades de impressão e bordado, lavanderias e tinturarias. Também divulgamos a maioria das fiações e fábricas de tecidos de nossos fornecedores.

Nosso objetivo de divulgar as fábricas de nossos fornecedores é triplo:

1. Ser completamente transparente sobre onde nossos produtos são feitos, para que nossos clientes e partes interessadas possam se sentir confiantes de que estamos fazendo boas escolhas.

2. Melhorar os direitos dos trabalhadores e aumentar a voz dos trabalhadores nas fábricas de nossos fornecedores.

3. Fornecer um canal para que possamos ser alertados quando problemas forem observados nas fábricas de nossos fornecedores e tomar medidas corretivas imediatas.

 


Nossa divulgação pública sobre as unidades de produção de nossos fornecedores abrange 100% de nossas fábricas de nível 1, unidades de impressão e bordado, lavanderias e tinturarias (também divulgamos a maioria das fábricas de fiação e tecidos de nossos fornecedores). Atualizamos essa lista todos os meses para garantir que as informações fornecidas estejam atualizadas e relevantes para nossos stakeholders. A C&A utiliza para a divulgação pública de suas fábricas o Open Apparel Registry.

Open Apparel Registry (Registro Aberto de Vestuário)

O Open Apparel Registry (OAR) é uma ferramenta de código aberto que mapeia as instalações de vestuário em todo o mundo e atribui um número de identificação exclusivo a cada um. O objetivo é se tornar a fonte para identificar todas as instalações globais de vestuário e suas afiliações, reunindo listas de fornecedores díspares de partes interessadas do setor em um mapa e banco de dados centralizados. O banco de dados reunido de nomes de instalações, endereços e partes afiliadas é alimentado por um algoritmo avançado de correspondência de nomes e endereços que permitirá aos usuários entender as afiliações das instalações, identificar oportunidades de colaboração e encontrar novos fornecedores em potencial, entre outras atividades.

A C&A Foundation apoiou o lançamento do OAR, e agora a Laudes Foundation continua a apoiar o desenvolvimento da plataforma. A C&A​​ é uma das únicas marcas a compartilhar sua lista completa, o que melhorou o algoritmo de aprendizado para endereços de fábrica. Como a primeira iniciativa para compartilhar livremente dados importantes do setor entre marcas, varejistas, fabricantes, iniciativas multissetoriais e sociedade civil, o OAR acelera a colaboração dentro do setor de vestuário e contribui para um novo paradigma de dados abertos que, em última análise, ajudará a tornar a moda uma força para o bem.














IPE Green Supply Map  (Mapa de Abastecimento Verde IPE)

A C&A também participa do IPE Green Supply Chain Map que é uma iniciativa de liderança dedicada a mostrar o compromisso das marcas com a transparência da cadeia de suprimentos e a gestão ambiental. Ele vincula abertamente as listas de fornecedores das marcas a dados ambientais disponíveis publicamente, incluindo dados em tempo real para emissões atmosféricas e descarga de águas residuais. As marcas que aderem voluntariamente ao mapa demonstram liderança ao serem transparentes em suas ações concretas para monitorar e melhorar o desempenho ambiental. O mapa cria um canal para os fornecedores dessas marcas verificarem publicamente sua conformidade ambiental.

Ao mesmo tempo, também permite que os consumidores incorporem os esforços das marcas para minimizar os impactos ambientais da cadeia de suprimentos nas decisões de compra. Os usuários do mapa podem filtrar por marca para visualizar e entender as cadeias de suprimentos de empresas individuais ou também podem filtrar para ver os tipos de dados que cada instalação divulga, incluindo dados de emissões em tempo real, feedback sobre ações corretivas para melhorar o desempenho ambiental e dados sobre emissões de poluentes e uso de recursos. O mapa é bilíngue, apresentando versões em inglês e chinês, e também inclui uma barra de pesquisa para verificar as palavras-chave do nome do fornecedor.​

Mapa das unidades de produção


Clique aqui​ e conheça o trabalho que realizamos com foco no monitoramento dos nossos fornecedores.

Publicado em 28 de agosto de 2020, última atualização 16 de maio de 2022.