Logon

Onde são feitas as minhas roupas?

​​​​​​​​​​​​​​​​A C&A Brasil possui sua rede de fornecimento espalhada por diversas regiões do mundo. Nesse espaço divulgamos de onde vem os produtos que adquirimos no Brasil e América do Sul, que representam cerca de 80% dos produtos que comercializamos. Dividimos esses produtos em três categorias: Vestuário, Calçados e Complementos​​.




​​Vestuário
​​A categoria de vestuário abrange produtos confeccionados com malha e tecido plano, além de peças em jeans. Os tipos de tecido são definidos de acordo com sua a trama e composição. Malha é predominantemente feita de algodão e dela são produzidas camisetas, peças de moletom, e camisas polo, entre outros. Exemplos de tecido plano são cetim, sarja, oxford, com os quais se fazem camisas, calças e vestidos, por exemplo. Vestuário também inclui roupas de banho como maiôs, sungas e biquínis. 
​​Esses produtos são feitos em sua maioria ​nas Regiões Sul e Sudeste. Santa Catarina abriga a maioria das unidades produtivas que fabricam roupas em malha, seguido por São Paulo. Os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná também contam com algumas unidades. Camisas, por exemplo, também são adquiridas em unidades de produção no Paraguai e no Peru. Essa categoria emprega mais de 17 mil pessoas, sendo que aproximadamente 70% dessa força de traba​lho é composta por mulheres. ​​


Calçados
Em c​alçados oferecemos sapatos, tênis e sandálias. No Brasil existem grandes polos calçadistas:​ No Rio Grande do Sul; em Birigui e Franca, no interior de São Paulo; e Minas Gerais. É dessas regiões que a C&A compra os calçados que disponibiliza nas​ lojas e no e-commerce.
Calçados femininos, por exemplo, vem do Rio Grande do Sul. Os infantis e masculinos vem de Birigui e Franca, respectivamente. Tênis esportivos são adquiridos na cidade de Nova Serrana, em Minas Gerais. Também contamos com fornecedores na região Nordeste no Ceará, Bahia, Paraíba e Pernambuco. 
Mais de 42 mil trabalhadores atuam na produção desses itens, sendo aproximadamente 60% homens e 40% mulheres.​



Complementos
​Dentro de complementos temos itens como lingerie (calcinhas e sutiãs, por exemplo), cuecas, meias, bonés,​ bolsas, cintos, bijuterias, óculos e itens de papelaria, como cadernos ​e agendas. Adquirimos esses produtos de fornecedores localizados principalmente ​nos Estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Ceará. Mais de 13 mil empregos são gerados para produzir esses itens​ e a força de trabalho se constitui de cerca de 70% mulheres e 30% homens.



​​

Mapa das unidades de produção


Clique aqui​ e conheça o trabalho que realizamos com foco no monitoramento dos nossos fornecedores.

Publicado em 28 de agosto de 2020