Logon
Skip Navigation LinksSustentabilidade > Português (Brasil) > Iniciativas > Algodão + Sustentável

Iniciativas do Brasil

Algodão mais Sustentável

​Na estratégia de sustentabilidade da C&A, temos a ambição de atuar como líderes no uso de matérias-primas mais sustentáveis, buscando que até 2030 80% de nossas matérias primas principais (algodão, viscose e poliéster) sejam de origem responsável. Aqui, focamos no algodão, nossa principal matéria-prima.​

algodão.png 

Isso porque cerca de 60% das peças que oferecemos para nossas clientes são feitas de algodão; e também porque o cultivo convencional do algodão e seus processos de produção têm potenciais impactos como uso intensivo de água, aplicação de pesticidas, emissão de carbono e risco de trabalho forçado. Por essas razões temos um olhar tão cuidadoso para essa matéria-prima.


Mas o que é algodão mais sustentável?

Na C&A entendemos que o algodão mais sustentável é aquele que tem menor impacto ambiental, por meio da minimização ou eliminação da aplicação de pesticidas; e usa a água de forma mais eficiente. E como algodão mais sustentável consideramos as seguintes modalidades: Algodão cultivado de acordo com os padrões da Better Cotton (BCI), Algodão Orgânico e Algodão Reciclado.​

GO.png

algodaoB.png

algodaoC.png 


e a partir do final de 2021 também passamos a contar com o...

Algodão Regenerativo​​

Para evoluir no emprego de algodão mais sustentável passamos a trabalhar com o algodão regenerativo. A aquisição do primeiro lote produzido e certificado em solo brasileiro é fruto de uma colaboração entre a C&A e a Scheffer, uma das maiores produtoras de algodão do País. Estudos indicam que a matéria-prima é promissora, pois, mostra-se um meio de cultivo com respeito ao meio-ambiente e com produtividade por hectare e qualidade semelhantes ao algodão convencional. Para se ter uma ideia, em média, nos últimos 5 anos, o cultivo de algodão regenerativo reduziu em 50% o uso de insumos químicos, promovendo a biodiversidade do solo, de acordo com dados da produtora.

Contemplado com o certificado do programa regenagri, de agricultura regenerativa, os diferenciais do algodão produzido com práticas regenerativas é que o cultivo da matéria-prima tem por foco a saúde do solo, respeitando sua biologia e biodiversidade. Ainda, por meio da agricultura regenerativa, é possível criar plantas mais resilientes contra pragas, doenças e estresse climático, além de contribuir para uma agricultura de baixa emissão de carbono. O regenagri atua como um programa de melhoria contínua para implementar, acompanhar e reconhecer as boas práticas de agricultura regenerativa. Além disso, ele avalia a procedência ambiental e garante que os produtos cultivados em determinado espaço são de forma sustentável e que melhoram ativamente a saúde do solo.

Veja esse tema na mídia, em reportagens do portal dias+sustentáveis e da istoé.


​Publicado em 11/05/2020​, editado em 26/05/2021, ultima atualização em 06/12/2022