Sign In

Economia Circular

Pensando a Economia Circular em nosso negócio

Em nossa estratégia global de sustentabilidade temos o desafio de pensar como a economia circular se conecta ao nosso negócio. Queremos nos transformar em uma indústria de vestuário que utiliza e reutiliza materiais seguros, protegendo ecossistemas e fornecendo trabalho digno às pessoas. Isso significa “produzir produtos considerando seu próximo ciclo de uso” – não falamos mais em “fim de vida”, mas sim em “fim de uso”. Essa é a filosofia da moda circular.

Para a indústria de vestuário se tornar circular, cada parte da cadeia de valor deve evoluir. Por isso, desde setembro de 2016 a C&A se juntou ao Programa Circular Economy 100 (CE100) da Ellen MacArthur Foundation, acelerando a transição para uma economia circular. Fundada em 2010, a missão da Ellen MacArthur Foundation é acelerar a transição para uma economia circular e uma parte essencial dessa missão é trabalhar com empresas globais que partilham a mesma visão. A Fundação trabalha com empresas, com o governo e com o meio acadêmico para construir um parâmetro para uma economia restauradora e regenerativa por natureza.

Certificação Cradle to Cradle™*

Desenhada para ser reciclada. Produzida com algodão mais sustentável. Socialmente responsável. Respeitando a natureza.

Imagine se as suas roupas fossem produzidas fazendo mais pelo bem em vez de menos mal e que o produto final pudesse ser totalmente compostável em seu quintal. A C&A tornou isso possível – como a primeira varejista do mundo a lançar camisetas com Certificação Cradle to Cradle (C2C)™ nível Gold. Para contribuir, tudo o que você tem que fazer é comprar a sua camiseta com Certificação C2C na loja ou no nosso e-commerce e desfrutar do benefício de usar roupas com as quais você pode se expressar e se sentir bem. A novidade chega ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2017.

Faça parte da nossa jornada em busca da moda circular

Desfrute da moda que foi produzida levando em consideração o meio ambiente, de uma forma que não gera excesso de resíduos, com os estilos até mesmo tornando-se nutrição para o solo ao final de sua utilização. Por meio da Certificação C2C, damos mais um passo em direção a um futuro mais sustentável e circular, um futuro que promove um ciclo de utilização, reutilização e renascimento das roupas¹.

O que faz os produtos com Certificação Cradle to CradleTM serem melhores do que as roupas comuns?

Nossos produtos com Certificação C2C são concebidos com foco na natureza, usando matérias-primas consideradas nutrientes biológicos, criadas para serem reutilizadas, recicladas em novos produtos, ou compostadas com segurança.

Essa abordagem do design do produto significa que os produtores de algodão mais sustentável podem desenvolver suas culturas sem fertilizantes e pesticidas perigosos e que as pessoas envolvidas nos processos de produção não estão expostas a substâncias químicas perigosas. Além disso, ao usar energia renovável, compensando as emissões de carbono, e limpar a água utilizada no processo de produção, os produtos com Certificação C2C protegem tanto a saúde dos ecossistemas como as comunidades em que são produzidos e a saúde geral do nosso planeta.

As camisetas com Certificação C2C estarão disponíveis no Brasil a partir do segundo semestre de 2017.

Faça parte da nossa jornada e saiba mais sobre nossa visão sustentável

​​​​O lançamento de nossas camisetas com Certificação C2C é o primeiro passo de uma longa jornada em busca da moda circular. O nosso objetivo de longo prazo é oferecer uma seleção mais abrangente de produtos com Certificação C2C em nossas coleções. Saiba mais sobre nossos esforços de sustentabilidade em nosso Relatório Global de Sustentabilidade .

Como você pode dar uma nova vida a sua camiseta?

Depois de você ter usado sua camiseta com certificação C2C pelo tempo suficiente, dê a ela uma outra vida, por meio de:

Doação

Você pode doar suas roupas antigas para que possam ser reutilizadas ou sirvam como ajuda humanitária. Há muitas organizações no Brasil que recebem roupas e sapatos usados.

Compostagem em Casa**

As camisetas com Certificação C2C nível Gold da C&A são desenvolvidas para se biodegradarem naturalmente, e podem ser destinadas à compostagem. O adubo produzido pode ser usado para estimular o crescimento das plantas e restaurar a vitalidade do solo.

Este é mais um passo na jornada de sustentabilidade da C&A, oferecendo a seus clientes roupas que são seguras o suficiente para retornarem ao ciclo de nutrientes biológicos da natureza.

Por favor, note que se forem feitas quaisquer modificações nas camisetas, como tingimento, estampas, bordados ou outros enfeites, como patches, por exemplo, as roupas não terão mais a segurança suficiente para entrar no ciclo de compostagem.

Movimento ReCiclo

Informações Adicionais:

O que é o Programa de Certificação Cradle to Cradle™?

O Padrão de Produto Certificado Cradle to Cradle™ é uma marca de qualidade de produtos com base na ciência, multinível e com vários atributos, administrada pelo Cradle to Cradle Products Innovation Institute, uma instituição terceirizada e sem fins lucrativos. O Programa de Produtos com Certificação C2C™ especifica critérios em cinco categorias distintas: Saúde Material, Reaproveitamento de Materiais, Energias Renováveis e Gestão de Carbono, Gestão da Água e Equidade Social.

Cinco níveis de certificação podem ser alcançados no Programa de Certificação C2C™:
•Basic
•Bronze
•Silver
•Gold
•Platinum

¹Vide: Cradle to Cradle: Remaking the Way We Make Things (North Point Press: 2002)

²*Cradle to Cradle™ é uma marca de certificação licenciada pelo Cradle to Cradle Products Innovation Institute

³**Irá virar composto em compoteira em cerca de 12 semanas, de acordo com a norma Europeia EN 13432. Não é adequado para compostagem municipal ou lixeiras orgânicas comunitárias. Observe: se alguma modificação na roupa for feita em casa, como tingimento, decalques, bordados ou outros enfeites, então a roupa não é mais adequada para ser compostada em casa.