Logon
Skip Navigation LinksSustentabilidade > Português (Brasil) > Iniciativas > Jeans Mais Sustentável

Iniciativas do Brasil

Jeans Mais Sustentável

​​​​​​O jeans é um dos produtos com maior impacto ambiental na moda. O processo, desde o cultivo de algodão, tingimento dos fios e lavagens, consome uma grande quantidade de água, produtos químicos e energia.

Sabendo disso, e para celebrar o dia mundial da água de 2021,  lançamos a mais nova coleção de jeans com peças que reduziram em média 80% o uso de água no processo de lavanderia. 

A coleção é uma evolução do nosso último lançamento que reduzia em 65% o uso de água nessa etapa, oferece vários modelos, trazendo informação de moda e estilo abrangendo todos os segmentos (feminino, masculino e infantil), e faz parte do movimento #VistaAMudança.

Reforçando nosso compromisso em busca de uma moda com impacto positivo, oferecemos esses produtos com menor impacto ambiental, seja por meio do uso de matérias-primas, como o uso de algodão mais sustentável ou por meio da redução de impacto em outras etapas da produção.

menosagua.png

Esse lançamento foi possível por meio de uma parceria com a Lorsa, fornecedora de jeans para a C&A, e a empresa espanhola Jeanologia, especializada em equipamentos e processos ecoeficientes. Empregando o software EIM (Environmental Impact Measuring) é possível medir os impactos ambientais de processos de lavanderia de produtos mesmo antes da produção. Isso poupa tempo e recursos no desenvolvimento, como água, energia e químicos. Além disso, foram utilizados apenas produtos químicos que não contêm substâncias perigosas, em linha com o programa global Zero Discharge of Hazardous Chemicals (ZDHC), do qual somos signatários desde 2011.

Para calças, por exemplo, a etapa de lavanderia sem o uso do software utilizaria cerca de 48,8 litros de água por peça. Com o apoio da nova tecnologia, nesta coleção reduzimos significativamente este número, passando a usar até  7,4 litros de água por unidade, uma redução de 80%!

As peças estão disponíveis no e-commerce e em lojas selecionadas e podem ser identificadas por meio da tag verde:

           tg.png

O que já fizemos

Em março de 2016, lançamos uma coleção de jeans sustentável, confeccionado com algodão mais sustentável e produzido com menos uso de água e produtos químicos.

O algodão mais sustentável, que vem sendo utilizado pela C&A desde 2014, usa a água de forma mais eficiente e reduz o uso de fertilizantes, diminuindo o impacto ambiental do cultivo e melhorando a qualidade de vida dos agricultores.

Fomos a primeira empresa do varejo de moda no Brasil a articular nossa rede de fornecimento para desenvolver uma linha mais sustentável, e a iniciativa foi vencedora do Prêmio ECO 2016, realizado pela Amcham, na categoria Produtos.


Fotos: Acervo C&A

Publicado em: 05/09/2019​; Atualizado em: 15​/09/2020

Ultima atulização em 22/03/2021