Logon
Skip Navigation LinksSustentabilidade > Português (Brasil) > Movimento ReCiclo

Movimento ReCiclo

​​​​​​​A sustentabilidade é um tema que está cada vez mais sendo discutido na indústria da moda.

Segundo dados do estudo sobre a indústria da moda lançado pela Fundação Ellen MacArthur¹, cerca de 100 bilhões de roupas foram produzidas no ano de 2015, o dobro do que eram produzidas nos anos 2000. Globalmente, 73% dessas roupas produzidas vão para aterro ou incineração ao final de sua vida útil¹.

Preocupada com o impacto ambiental que essas roupas podem causar pelo descarte incorreto e pensando em mudar esse cenário, a C&A lançou em Setembro de 2017, o Movimento ReCiclo.

O Movimento ReCiclo é uma iniciativa para oferecer para nossas clientes ou qualquer interessado uma alternativa de descarte para roupas usadas, que atualmente está disponível em mais de ​​​80 lojas pelo Brasil.

Trata-se de um programa piloto de coleta de roupas usadas, no qual você pode depositar as camisetas com a Certificação C2C, por exemplo, ou outra peça que não te interessa mais de qualquer marca, desde que estejam higienizadas e de acordo com o regulamento.

¹ Dados extraídos da publicação da Ellen MacArthur Foundation,  A new textiles economy: Redesigning fashion's future, (2017 http://www.ellenmacarthurfoundation.org/publications).

O Movimento ReCiclo recebe roupas em boas condições para reuso, além de ser também uma opção para o descarte de peças que não podem ser reaproveitadas.

Para dar continuidade a esse fluxo, a C&A conta com parcerias fundamentais: as roupas em boas condições são destinadas ao Centro Social Carisma, que realiza bazares sociais e reverte a renda da venda dos produtos para os programas desenvolvidos pela organização. Já as peças que não tem mais condições de uso são destinadas à Retalhar, empresa certificada pelo Sistema B que faz o processo de manufatura reversa, que consiste em higienização das peças, retirada de aviamentos (que são enviados para a reciclagem) e o tecido é enviado para desfibração. O produto do processo de desfibração já é absorvido pela indústria e pode ser transformado em matéria-prima usanda na indústria automotiva, principalmente, entre outros materiais.

Consulte aqui o regulamento do Movimento ReCiclo para saber mais. E veja no mapa abaixo onde você pode encontar as urnas.

Onde estão nossas urnas

Somente em 2018, 2.630 kg de itens foram arrecadados, representando 14.256 peças. Destas, 73% estavam em boas condições e foram encaminhadas para reutilização e os 27% restantes para a reciclagem. Desde o início, mais de 30 mil peças foram encaminhadas aos parceiros do Movimento ReCiclo.
Como parte da estratégia global de sustentabilidade da C&A, a companhia pretende levar o Movimento ReCiclo para mais lojas em breve.