Trabalhamos para coibir qualquer tipo de mão de obra irregular e buscar a melhoria contínua das condições de trabalho e dos indicadores ambientais em nossa rede de fornecimento. Questões como trabalho análogo ao de escravo e trabalho infantil são consideradas infrações inaceitáveis, levando à suspensão imediata do fornecedor.
Fazemos o processo de seleção de nossos fornecedores para garantir que padrões justos e seguros sejam atendidos por meio de rigorosa auditoria em 100% das fábricas que produzem as peças da C&A. Eles são classificados com notas que variam de A a E, sendo A a melhor. A nota é calculada de acordo com as respostas do checklist e peso das perguntas. De acordo com a nota, também é determinada a periodicidade das visitas da equipe Sustainable Supply Chain (SSC) às empresas e qual tipo de auditoria será conduzida.

As auditorias contam com a etapa de entrevista junto a funcionários das fábricas, e nossas diretrizes orientam que sejam entrevistados pelo menos 5% de funcionários por fábrica visitada, amostra mínima para empresa de médio e grande porte. Para empresas de pequeno porte essa amostra é de 20%. Sendo assim, a quantidade final da amostra varia de 5 a 25 trabalhadores entrevistados. As entrevistas prezam por um ambiente privado e distante do posto de trabalho, conforme nossas Diretrizes de suporte ao Código de Conduta da C&A para fornecedores de mercadoria.
A C&A classifica os fornecedores da sua rede em Tiers 1, 2 e 3:
Em 2017, a C&A foi a primeira empresa do varejo de moda no Brasil a divulgar sua lista de fornecedores, um importante passo rumo à transparência. Você pode conhecer os fornecedores de Tier 1 e os fornecedores de Tiers 2 e 3 clicando em cada um deles.
Resultados
Em 2019, auditamos 650 unidades de produção entre fornecedores, subcontratados e empresas de tecelagem e fiação, o que representou cerca de 1.033 auditorias no ano. Cerca de 150 itens foram verificados em 24 blocos temáticos, dentre eles condições de trabalho, cumprimento das leis trabalhistas, saúde e segurança do local, transparência além de questões ambientais.
As perguntas com criticidade de “Tolerância Zero" são as de maior peso, e se a empresa não atende uma delas, a nota é automaticamente “E". De acordo com os dados de fechamento, no ano de 2019 foram identificadas 2.064 infrações, sendo 3% de “Tolerância Zero". Entre elas estão ausência/divergência na licença do corpo de bombeiros e alvará de funcionamento, ausência/divergência na planta baixa (projeto de construção do imóvel) e instalação de equipamentos de pressão e caldeiras.
Nas auditorias de 2019 (janeiro a dezembro), identificamos cerca de 0,10% pessoas estrangeiras na nossa base que tem as renovações de seus documentos (CRNM - Carteira de Registro Nacional Migratório) acompanhados pela equipe de SSC, responsável pelas auditorias de responsabilidade social na rede de fornecimento da C&A. Quanto à divisão por gênero, entre os fornecedores e subcontratados, 59,8% dos trabalhadores são mulheres e 40,2% homens. Ao todo, são quase 100 mil funcionários na nossa rede de fornecimento que está situada no Brasil e América do Sul, representando aproximadamente 68% em fornecedores e 32% em subcontratados.
Nas auditorias realizadas pela SSC, avaliamos a ocorrência de violações trabalhistas relacionadas a gênero nas instalações dos fornecedores, conforme orientam nossas Diretrizes de suporte ao Código de Conduta da C&A para Fornecedores de Mercadoria. No ano de 2019 não identificamos evidências dessas infrações nas auditorias realizadas.
Com relação a liberdade sindical, a C&A exige que os fornecedores permitam que os trabalhadores se reúnam por conta própria ou com sindicatos para negociações coletivas conforme item 2.5 do nosso guia Diretrizes de suporte ao Código de Conduta da C&A para Fornecedores de Mercadoria, que pode ser consultado no link. Dos trabalhadores da nossa rede de fornecimento, segundo nosso levantamento de 2019, 99,7% contam com um sindicato e a cobertura de acordos de negociação coletiva. Os 0,3% que não possuem acesso à sindicato para negociação coletiva nas cidades onde estão instaladas, seguem as legislações estaduais e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Resumo das descobertas Tiers 1, 2 e 3
As descobertas com maiores incidências encontradas em auditorias estão relacionadas à:

Todas as descobertas em auditoria são tratadas por meio do acompanhamento dos Desenvolvedores de Fornecedores e plano de ação.
Desenvolvimento da Rede de Fornecimento
Em agosto de 2016, implementamos uma célula de Desenvolvimento de Fornecedores. Formada por integrantes da área de SSC, eles são dedicados a capacitar e dar suporte aos nossos fornecedores no cumprimento dos planos de ação, tornando-os protagonistas em seu desenvolvimento e promovendo a melhoria contínua.
Em 2018 foi implementado o Programa de Monitoramento Participativo, que visa treinar fornecedores selecionados para o auto monitoramento de sua rede produtiva com os mesmos padrões e sistemas de auditoria da C&A. Desde o início, 3 fornecedores estão participando do Programa, que inclui treinamentos e acompanhamentos constantes do time de SSC durante todo o processo.
Historicamente a C&A já foi premiada por dedicar-se ao tema de monitoramento de sua rede de fornecimento. A evolução desse trabalho foi reconhecida pelo Prêmio ECO AMCHAM em 2017, na Categoria processos com o case “Rede de Fornecimento Sustentável: Como construímos um ambiente de negócios ético e que respeita as pessoas"; e em 2019, também na Categoria Processos, com o case “Programa de Monitoramento Participativo da C&A".
Também desenvolvemos um Manual de Boas Práticas de Trabalho que pode ser acessado no link. Direcionado à rede de fornecimento, é mais uma forma de disseminar essas boas práticas e orientar as unidades produtivas que fabricam direta ou indiretamente nossos produtos a se conectarem com nosso propósito |
|
Ações Sustainable Supply Chain e a Covid-19
Devido ao inesperado momento que enfrentamos com a pandemia do novo coronavírus e com a paralisação de algumas atividades, a equipe de SSC entrou em contato com seus fornecedores no Brasil, buscando entender os impactos dessa situação.
Com essa ação foi possível entender o contexto de cada fornecedor, além de termos informações para planejar e preparar uma retomada das auditorias de rastreabilidade de peças, e planos de ação pendentes de maneira remota.
Também foram realizados 2 eventos online, em formato webinar, para explicar as novas ações e esclarecer dúvidas sobre como será a retomada das atividades e o que será adaptado. As duas edições do evento contaram com mais de 270 participantes.
E para continuarmos apoiando e contribuindo com o desenvolvimento da rede de fornecimento, elaboramos o Programa de Retomada com Impacto Positivo em parceria com o Sebrae, voltado para as micro e pequenas empresas do setor, que tem como foco a gestão de planejamento no pós-crise e o gerenciamento do processo produtivo.
Nossas parcerias

| Em 2011 fomos a
primeira empresa do varejo de moda a assinar ao Pacto Nacional pela Erradicação
do Trabalho Escravo, e convidamos 40 fornecedores a assinarem conosco. Somos
associados ao Instituto do Pacto, organização sem fins lucrativos que
mobiliza diferentes setores na promoção do trabalho decente. Saiba mais. |

| Em 2010, contribuímos para a construção do programa de certificação da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) e somos signatários classificados nível Pleno, por ter 100% dos fornecedores e subcontratados certificados pela ABVTEX, sendo esse um dos pré-requisitos para fornecimento à C&A (clique aqui e conheça mais sobre a certificação ABVTEX) |
 | Desde seu lançamento
em 2013, a C&A mantém o sinal verde no aplicativo Moda Livre, que avalia
como marcas combatem trabalho escravo. Atualmente são avaliadas mais de 120
marcas, e a nota atribuída a cada empresa é calculada a partir de duas
ferramentas: um questionário, respondido de forma voluntária pelas marcas, e um
histórico, elaborado pela equipe da Repórter Brasil com base em fiscalizações
do governo federal. Consulte aqui.
|
Atualizado em Julho de 2020
Foto: Tatiana Cardeal acervo Instituto C&A