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Iniciativas do Brasil

Nossas pessoas

​​​​​​​Diversidade

Diversidade é um pilar importante para a C&A e estamos avançando nesse assunto, ampliando nossas ações com clientes e funcionários.


_Comitê de Diversidade

Em agosto de 2017, criamos um Comitê de Diversidade na C&A Brasil, que vem trabalhando na diversidade de origem étnica, gênero e LGBTQIA+.

Em 2018, participamos da 1ª edição da Conferência Juntos – idealizada pela McKinsey. O objetivo do evento foi conectar jovens negros universitários e recém-formados às grandes companhias, apresentando pessoas e histórias inspiradoras, além de favorecer a troca de experiências entre empresas sobre as ações relacionadas à diversidade racial. Saiba mais aqui.

Em 2019, a C&A Brasil continuou aumentando a conscientização por meio de práticas seguindo um calendário de diversidade, como por exemplo: ações educativas e de conscientização para o Dia da Consciência Negra e recrutando pessoas transexuais e imigrantes.


_Collection Pride

Por meio de campanhas e coleções, estamos trazendo para o público nosso posicionamento no assunto, destacando como pioneiros no varejo nacional. Continuamos lançando a Collection Pride no mês do orgulho LGBTQIA+.

Lançada no mês de junho, quando anualmente ocorre a celebração da cultura LGBTQIA+, destaca as cores do arco-íris – bandeira do movimento pela igualdade para celebrar a diversidade no Brasil. Aqui é possível saber mais sobre a coleção da C&A Brasil​.

_Princípios do Empoderamento das Mulheres da ONU

Em março de 2018 a C&A assinou, globalmente, os Princípios de Empoderamento das Mulheres, das Nações Unidas que estabelece metas e vale para os países onde a C&A está presente.

Com isso, a empresa que oferece produtos e experiências para conectar as pessoas à moda, assume diante da Organização das Nações Unidas (ONU) o compromisso de trabalhar para alcançar a equidade de gênero dentro da empresa. 

Ao assinar os Princípios de Empoderamento das Mulheres, a C&A assume como compromissos para toda a empresa:

  • Estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para a igualdade entre gênero;
  • Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação;
  • Assegurar a saúde, a segurança e o bem-estar de todos os trabalhadores e trabalhadoras;
  • Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional para as mulheres;
  • Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de abastecimento e de marketing que empoderem as mulheres;
  • Promover a igualdade através de iniciativas comunitárias e de defesa;
  • Medir e publicar relatórios dos progressos para alcançar a igualdade entre gêneros.

Saiba mais  sobre os Princípios de Empoderamento das Mulheres na C&A aqui .

Em 2019, acompanhamos o plano de ação com as atividades relacionadas aos Princípios de Empoderamento das Mulheres. Dentre as atividades concluídas, destacamos a estruturação de treinamento para os gerentes que supervisionam os funcionários e funcionárias em licença de maternidade, paternidade e adoção e guia de suporte com orientações para os gestores apoiarem os funcionários nas licenças; inauguração de lactário para uso das mães no escritório central; política corporativa mais ampla que trata do equilíbrio entre vida profissional e pessoal para funcionárias e funcionários.

Valorização dos funcionários 

A valorização e o engajamento de funcionários são nossos compromissos. Promovemos um ambiente profissional que acredita no valor e na riqueza das diferenças.

A C&A se orgulha de ter um time de cerca de 15 mil pessoas, de norte a sul do Brasil. Trabalhar na nossa empresa é fazer parte de um ambiente inovador e divertido, que estimula o desenvolvimento profissional em todas as etapas da carreira.

O perfil dos nossos funcionários é bem diverso. As mulheres representam mais de 65% do quadro, 59% dos cargos gerenciais e 20% da alta liderança são ocupados por elas, índices acima da média brasileira, que é de cerca de 40% de mulheres na liderança, segundo o IBGE. (veja mais detalhes nas tabelas abaixo – os dados são do período entre janeiro e dezembro de 2019).


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Todos os profissionais possuem oportunidades iguais de desenvolvimento e crescimento profissional, assegurados pelo nosso Código de Ética, que pode ser consultado aqui.

Os funcionários da C&A tem férias anuais de pelo menos 30 dias. Os feriados são negociados e firmados nas convenções coletivas ou acordos coletivos de cada localidade.

Adotamos critérios de elegibilidade para a concessão de benefícios e participamos periodicamente de pesquisas para comparação de práticas de mercado. Os benefícios concedidos a cônjuges na C&A também são estendidos a parceiros do mesmo sexo – a medida foi adotada em 2011, antes de se tornar lei federal.

A empresa oferece plano de saúde a todos os funcionários no modelo de coparticipação, sendo possível incluir os dependentes. Outros benefícios oferecidos aos funcionários e seus dependentes são convênio odontológico, desconto em produtos C&A, convênio farmácia para desconto em folha, clube de parcerias com descontos exclusivos em diversas categorias, são mais de 700 estabelecimentos em mais de 4 mil pontos em todo o Brasil.

Com a decretação da pandemia de Covid-19 em março de 2020, para zelar pela saúde e segurança dos associados, a C&A disponibilizou um serviço de atendimento médico via telefone chamado Dr. Aon. Seu foco é apoiar no esclarecimento de dúvidas sobre o novo coronavírus, como sintomas, principais cuidados, além de prestar o primeiro atendimento aos funcionários e dependentes de forma gratuita. O serviço está disponível 24 horas por dia, realizado por médicos e enfermeiros. Além disso, desde abril de 2020 os funcionários contam com o Programa Amigo. Disponibilizamos gratuitamente orientação psicológica, jurídica e financeira por telefone durante o período de isolamento social.

Para cada reabertura ou inauguração de loja, nestes tempos de pandemia, a C&A vem seguindo estritamente todos os protocolos de saúde determinados por órgãos locais e internacionais, sempre pensando na vida e bem-estar de funcionários e clientes. Todas as medidas adotas pela empresa podem ser acessados no site https://www.cea.com.br/covid-19.

Contamos com o Programa a Moda é Viver Bem em que reunimos todas as nossas ações de qualidade de vida e promoção de saúde internamente e também dispomos de um aplicativo para que cada funcionário tenha sempre em mãos as informações do seu pacote de benefícios, facilidades, campanhas de saúde e bem-estar, boletins e ações realizadas durante o ano.

O pacote de remuneração oferecido aos funcionários foi aprimorado a partir de 2012, quando definimos uma nova estrutura de cargos na empresa e passamos a acompanhar, por meio de análise de mercado, a competitividade dos salários pagos. Para a definição de salários, adotamos a metodologia de faixas salariais para cada nível hierárquico dentro da empresa, que são avaliadas anualmente em comparação ao mercado. Critérios como promoção, aumentos salariais por mérito, por exemplo, são os que balizam as diferenças salariais na companhia, e não há diferenciação de salário em função de gênero ou raça.

Para os funcionários que trabalham em período integral, o menor salário pago pela C&A no final de 2017 era de 2,5% superior ao mínimo exigido pela legislação. Os funcionários contratados por meio do programa Jovem Aprendiz recebem salário proporcional a jornada de trabalho.

Os funcionários elegíveis também podem contribuir voluntariamente para um plano de previdência privada, que conta com a contrapartida da C&A.

A licença maternidade na C&A é de 120 dias, alinhada a legislação brasileira, podendo a funcionária solicitar férias no final do período. Essa diretriz estende-se também a filhos adotivos.

Temos uma política que orienta quanto a jornada de trabalho na C&A. Segundo essa política, a jornada de trabalho que pode ser tratada de forma diferente entre unidades da C&A conforme acordo coletivo de trabalho ou para atender o negócio, sem prejuízo do cuidado com as pessoas e a legislação. A jornada de trabalho é regulamentada pela Constituição Federal, expressa através da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), a qual estabelece limite máximo de trabalho de 8 horas diárias ou 44 horas semanais, sem considerar o período de repouso e refeição. O intervalo mínimo obrigatório entre uma jornada e outra é de 11 horas consecutivas para descanso.

Todos os funcionários assinam o Código de Ética da C&A no ingresso a empresa, que garante a liberdade de associação e todos eles são cobertos por convenções coletivas ou acordos coletivos.

Os funcionários e fornecedores possuem um contato direto com o Canal Aberto (canalaberto@cea.com.br), para que comuniquem sobre qualquer comportamento que esteja em conflito com a conduta ética de nossa empresa ou que estejam em desacordo com esse próprio Código.

Mais informações também podem ser consultadas nos nossos Relatórios de Sustentabilidade aqui.

 

Semana de Sustentabilidade

Para engajar nossos associados sobre o assunto sustentabilidade, desde 2018 realizamos a Semana de Sustentabilidade, que acontece em junho, quando celebramos o dia mundial do meio ambiente. Promovemos ações de comunicação e engajamento e, em 2019, por exemplo, tivemos uma agenda de engajamento interno, principalmente do escritório central, que contou com oficinas de customização de camisetas, workshop de estilo com propósito com a consultora Vivi Cardinalli, feirinha de produtos mais sustentáveis, exposições internas sobre Sustentabilidade, que também aconteceram nos CDs, além de comunicados, quiz e pontos de partida para as lojas.

Também promovemos uma edição do Projeto Gaveta para os associados do escritório central. Trata-se de uma iniciativa idealizada pelas influenciadoras de moda mais sustentável no Brasil, Raquel Vitti Lino e Giovanna Nader, e que promove a troca de roupas, sapatos e acessórios entre os participantes com o intuito de reforçar o consumo consciente, e incentivar uma moda mais circular. O evento gerou grande engajamento entre os associados que trocaram mais de 600 peças de roupas e acessórios no evento.

Já em 2020, a Semana de Sustentabilidade se tornou o Mês de Sustentabilidade e foi totalmente adaptada para o meio digital, com ações internas de educação e engajamento. Dentre elas, um desafio para os funcionários compartilharem as ações que adotam em seu dia-a-dia para cuidar do planeta. Também promovemos uma live interna com o mote “Sustentabilidade é o novo normal?", que trouxe para o debate a representatividade do tema para os próximos tempos, e qual a perspectiva de consumidores sobre o assunto.


C&A em Casa

Em março de 2020, lançamos o C&A em Casa, uma iniciativa no Instagram da marca que convidamos profissionais a oferecem aulas e bate papos online com temas como moda, dança, culinária e pequenos reparos de roupas. Os vídeos estão disponíveis para consulta no IGTV da C&A​.


Atualizado em Julho ​de ​2020.