Logon

​​​​​​​​​​​Uma das nossas frentes de atuação para uma moda com impacto positivo é o monitoramento e desenv​​olvimento de nossa rede de fornecedores, que fazemos desde 2006 no Brasil. Para a C&A, esse é um dos temas mais relevantes. 

Desde 1996, temos um ​ Código de Conduta para o Fornecimento de Mercadorias cuja aceitação é obrigatória em todo o mundo e direciona os fornecedores a cumprirem com obrigações legais e requisitos Globais da C&A para fornecimento. O Código aborda temas como Conformidade Legal, Trabalho (trabalho infantil, trabalho forçado, discriminação racial e étnica, liberdade de associação, ambientes seguros de trabalho, licenças legais como maternidade, paternidade, horas extras), Meio Ambiente (conformidade legal, gerenciamento do desempenho ambiental, redução de resíduos e emissões, redução de produtos químicos) anticorrupção.

Conforme item 3.Sanções do Código de Conduta, A C&A possui um sistema confidencial de denúncia implantado, através do qual todas as partes interessadas, incluindo fornecedores, trabalhadores de fábricas e trabalhadores da C&A, podem reportar comportamentos não éticos e violações do Código de Conduta. As mensagens enviadas através do link canaldeetica.com.br/cea ou 0800 591 8819 serão tratadas de forma totalmente confidencial pelo Comitê de Ética da C&A.​

Em 2006 a empr​esa implementou u​m sistema de auditoria cujo objetivo é coibir qualquer tipo de mão de obra irregular e buscar a melhoria contínua das condições de trabalho e questões ambientais na sua rede de fornecimento. Em 2015 a área responsável tornou-se global e passou a se chamar Sustainable Supply Chain (SSC) seguindo um cheklist e padrões alinhados em todas as regiões do mundo onde a C&A opera. 

Desde o início do monitoramento no​ Brasil, em 2006, já foram realizadas mais de 19 mil auditorias e 100% da nossa rede de fornecimento no país (fornecedores e subcontratados) recebe auditorias da equipe de SSC.​

Em 2021, por exemplo, foram produzidas cerca de 110 milhões de peças para comercialização pela C&A Brasil, cerca de 80% produzidas no Brasil e  20% importadas . Por isso, é fundamental ter um processo de seleção de fornecedores que tenha o objetivo de fomentar condições de trabalho justas e seguras. Questões como trabalho análogo ao de escravo e trabalho infantil são consideradas infrações inaceitáveis, levando a suspensão imediata do fornecedor. 

A C&A estabelece “Condições Gerais de Fornecimento" para regular sua relação com seus fornecedores de mercadorias. As “Condições Gerais de Fornecimento" atuam como instrumento contratual com validade legal, e incorporam compromissos de responsabilidade socioambiental, padrões de qualidade e entrega, preços e condições de pagamento, entre outros temas.

O preço de compra de mais de 40% dos produtos é negociado por meio da segregação e análise dos principais componentes de custo informados pelos fornecedores (matéria-prima, insumos, mão-de-obra, outros), buscando-se resultados que tragam equilíbrio financeiro para as partes.  Já o prazo de pagamento é de 100 dias para todos os fornecedores de vestuário, e toda mercadoria faturada e entregue, pode ter o seu prazo de pagamento antecipado, aplicando-se taxas de juros pré estabelecidas e de mercado.​

http://sustentabilidadeadm/pt-br/PublishingImages/ssc%201.JPG

​​​​​​​​​​Que saber mais? Clique aqui​ para conhecer mais sobre o noss​o trabalho para ter uma rede de forneci​mento sustentável.


Atualizado em julho de 2022​​