Uma das nossas frentes de atuação
para uma moda com impacto positivo é o
monitoramento e desenvolvimento de nossa rede de fornecedores, que fazemos
desde 2006 no Brasil. Para a C&A, esse é um
dos temas mais relevantes.
Desde 1996, temos um Código de Conduta para o Fornecimento de Mercadorias cuja aceitação é obrigatória em todo o mundo e direciona os fornecedores a cumprirem com obrigações legais e requisitos Globais da C&A para fornecimento. O Código aborda temas como Conformidade Legal, Trabalho (trabalho infantil, trabalho forçado, discriminação racial e étnica, liberdade de associação, ambientes seguros de trabalho, licenças legais como maternidade, paternidade, horas extras), Meio Ambiente (conformidade legal, gerenciamento do desempenho ambiental, redução de resíduos e emissões, redução de produtos químicos) anticorrupção.
Conforme item 3.Sanções do Código de Conduta, A C&A possui um sistema confidencial de denúncia implantado, através do qual todas as partes interessadas, incluindo fornecedores, trabalhadores de fábricas e trabalhadores da C&A, podem reportar comportamentos não éticos e violações do Código de Conduta. As mensagens enviadas através do link canaldeetica.com.br/cea ou 0800 591 8819 serão tratadas de forma totalmente confidencial pelo Comitê de Ética da C&A.
Em 2006 a empresa implementou um sistema de auditoria cujo objetivo é coibir qualquer tipo de mão de obra irregular e buscar a melhoria contínua das condições de trabalho e questões ambientais na sua rede de fornecimento. Em 2015 a área responsável tornou-se global e passou a se chamar Sustainable Supply Chain (SSC) seguindo um cheklist e padrões alinhados em todas as regiões do mundo onde a C&A opera.
Desde o início do monitoramento no Brasil, em 2006, já foram realizadas mais de 19 mil auditorias e 100% da nossa rede de fornecimento no país (fornecedores e subcontratados) recebe auditorias da equipe de SSC.