Logon
Skip Navigation LinksSustentabilidade > Português (Brasil) > Movimento ReCiclo

Movimento ReCiclo

​​​​​ ​​​​​O Movimento ReCiclo ​​​​​​​oferece para nossas clientes ou qualquer interessado uma alternativa de descarte para roupas usadas. Recebe roupas em boas condições que são encaminhadas para reuso, além de ser também uma opção para o descarte de peças que não podem ser reaproveitadas.​​

Atualmente está disponível em mais de 170 lojas, em todos os estados do Brasil.

Para participar, basta depositar na urna ReCiclo as roupas que não te interessam mais, voluntariamente. São aceitas peças de qualquer marca, desde que estejam higienizadas e de acordo com o regulamento, que você pode acessar na íntegra aqui.




As peças depositadas nas urnas são encaminhadas ao Centro de Distribuição da C&A, onde passam por uma triagem e classificação. ​

As roupas em boas condições são destinadas a instituições parceiras que cuidam para que essas peças sejam reaproveitadas por quem mais precisa. Desde o início contamos com a parceria do Centro Social Carisma, localizado em Osasco-SP, que realiza bazares sociais, revertendo seu lucro para a manutenção das atividades da organização. Sua atuação se concentra nas áreas de educação, cultura, esporte, qualificação profissional, geração de renda e fortalecimento comunitário de um dos maiores bolsões de pobreza e vulnerabilidade do município.

Em 2021, Amigos do Bem tornou-se a mais nova parceira do ReCiclo, junto ao Carisma. A instituição é um dos maiores projetos sociais do país e promove a transformação de milhares de vidas por meio de projetos de educação, geração de renda e acesso à água, moradia e saúde no sertão do nordeste.

Já as peças que não tem mais condições de uso são destinadas à Retalhar, empresa certificada pelo Sistema B. Lá é feito o processo de manufatura reversa dessas roupas, ou seja, separação dos componentes como zíperes e botões, que são destinados de forma ambientalmente adequada. O tecido é enviado para desfibração, um processo que o transforma em matéria-prima usada principamente na indústria automotiva, entre outras indústrias.




​​​​​​​​​​​​​​​​Result​ados

Lançado em setembro 2017, ​ o Movimento ReCiclo já arrecadou mais 100 mil peças*, o que corresponde a cerca de 27 toneladas de roupas. Aproximadamente, 70% delas são encaminhadas para reuso e 30% para reciclagem.

Essa quantidade de peças que são recicladas e consequentemente não acabam em aterros, evitam a emissão de aproximadamente 57 toneladas de carbono equivalente na atmosfera, o que representa o mesmo que plantar 363 árvores**. 

Como parte da estratégia de sustentabilidade da C&A, a companhia pretende continuar expandindo o Movimento ReCiclo. Atualmente, toda nova loja inaugurada já conta com uma urna.  ​

* Dados contabilizados até Setembro de 2020. **Fonte: Journal of Textile Science & Engineering​ e Calculadora de CO2 da Iniciativa Verde
Atualizado em 18/01/2021

Onde estão nossas urnas